MATOPIBA

MATOPIBA

Matopiba é constitui uma região geográfica formada por áreas, majoritariamente de cerrado, distribuídas pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, cuja primeira sílaba do nome de cada estado compõe um acrônimo, que nomeia a região. 

Com a expansão da fronteira agrícola, movimento do sul para o norte do país, especialmente na segunda metade dos anos 1980, novas áreas localizadas nesses quatro estados passaram a ser ocupadas para a produção, principalmente, de grãos. 

Um estudo da região, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), mediante acordo de cooperação com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) avaliou diversas características para delimitar a região atual. Em 2015, por meio do Decreto 8.447, a região foi oficializada e instituído o plano de desenvolvimento, que compreende 337 municípios, distribuídos em 31 microrregiões dos quatros estados, somando aproximadamente 73 milhões de hectares.

A região pode ser analisada sob diversos aspectos, tal como características naturais, agrícola, econômico, agrário, infraestrutura e social. Embora não se possa olvidar da análise integrada da região, uma vez que todos esses aspectos estão interligados, o objetivo do Fórum Fundiário das Corregedorias da Justiça da Região do Matopiba é promover o acesso à terra, seja em áreas rurais ou urbanas, a partir de projetos de regularização fundiária que propiciem a melhoria da qualidade de vida da população.